Artigo na HISTEDBR On-line (n.41)

HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E EDUCAÇÃO:
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Descrição: Artigo publicado na Revista HISTEDBR On-line (mar.2011, n.41).

Resumo: O artigo está dividido em três partes. Na primeira, discute-se brevemente as questões referentes ao conceito de História e às escolas históricas. Posteriormente, identifica-se a concepção de História sustentada pelo materialismo histórico, contrapondo-a ao paradigma pós-moderno. Por fim, ressalta-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa histórico-educacional que busquem compreender a essência do fenômeno educativo, suas contradições, mediações e determinações; pressupostos que proporcionem uma maior compreensão da realidade e que ao mesmo tempo apontem uma estratégia política para a transformação dessa mesma realidade.

Texto completo:

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41/art10_41.pdf

Boa leitura!

Sobre jefersongonzalez

Pedagogo (FFCLRP/USP) e Mestre em Educação (FE/UNICAMP). Professor na educação básica e no ensino superior. E-mail: jefersonag@yahoo.com.br.
Esse post foi publicado em Acadêmica, História e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Artigo na HISTEDBR On-line (n.41)

  1. Mario Mariano disse:

    Prezado Jeferson
    gostaria de seu contato de e-mail. Estou interessado em prestar o Mestrado na Educação da Unicamp, estudando a questão da educação popular. Vi em seu lattes que seu projeto de pesquisa é com esse tema também.
    Gostaria de trocar algumas palavras que poderiam me ajudar.
    Obrigado.
    Mario Mariano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s