Artigo na HISTEDBR On-line (n.41)

HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E EDUCAÇÃO:
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Descrição: Artigo publicado na Revista HISTEDBR On-line (mar.2011, n.41).

Resumo: O artigo está dividido em três partes. Na primeira, discute-se brevemente as questões referentes ao conceito de História e às escolas históricas. Posteriormente, identifica-se a concepção de História sustentada pelo materialismo histórico, contrapondo-a ao paradigma pós-moderno. Por fim, ressalta-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa histórico-educacional que busquem compreender a essência do fenômeno educativo, suas contradições, mediações e determinações; pressupostos que proporcionem uma maior compreensão da realidade e que ao mesmo tempo apontem uma estratégia política para a transformação dessa mesma realidade.

Texto completo:

http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41/art10_41.pdf

Boa leitura!

Sobre jefersongonzalez

Pedagogo (FFCLRP/USP) e Mestre em Educação (FE/UNICAMP). Professor na educação básica e no ensino superior. E-mail: jefersonag@yahoo.com.br.
Esse post foi publicado em Acadêmica, História e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Artigo na HISTEDBR On-line (n.41)

  1. Mario Mariano disse:

    Prezado Jeferson
    gostaria de seu contato de e-mail. Estou interessado em prestar o Mestrado na Educação da Unicamp, estudando a questão da educação popular. Vi em seu lattes que seu projeto de pesquisa é com esse tema também.
    Gostaria de trocar algumas palavras que poderiam me ajudar.
    Obrigado.
    Mario Mariano

Deixar mensagem para jefersongonzalez Cancelar resposta