HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E EDUCAÇÃO:
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Descrição: Artigo publicado na Revista HISTEDBR On-line (mar.2011, n.41).
Resumo: O artigo está dividido em três partes. Na primeira, discute-se brevemente as questões referentes ao conceito de História e às escolas históricas. Posteriormente, identifica-se a concepção de História sustentada pelo materialismo histórico, contrapondo-a ao paradigma pós-moderno. Por fim, ressalta-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa histórico-educacional que busquem compreender a essência do fenômeno educativo, suas contradições, mediações e determinações; pressupostos que proporcionem uma maior compreensão da realidade e que ao mesmo tempo apontem uma estratégia política para a transformação dessa mesma realidade.
Texto completo:
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41/art10_41.pdf
Boa leitura!
Prezado Jeferson
gostaria de seu contato de e-mail. Estou interessado em prestar o Mestrado na Educação da Unicamp, estudando a questão da educação popular. Vi em seu lattes que seu projeto de pesquisa é com esse tema também.
Gostaria de trocar algumas palavras que poderiam me ajudar.
Obrigado.
Mario Mariano
Olá Mario!
Meu e-mail: jefersonag@yahoo.com.br
Aguardo seu contato!
Abraços,
Jeferson